
QUEM SOMOS?
O Centro de Artes em Vidros- CAVI, surgiu em 2004, a partir de um projeto fomentado pelo CNPq. Em 2007, o grupo passou a ser assessorado pela Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários, da Universidade Federal de Campina Grande - IUEES/UFCG. O CAVI é formado por catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis, localizado na Unidade de Beneficiamento de Materiais Vítreos, no bairro do Serrotão, em Campina Grande-PB. Em 2013 o CAVI optou por se organizar formalmente em associação, que foi denominada de Associação de Catadores e Recicladores de Vidros e Outros Materiais - CAVI.
A associação adquire seu trabalho e renda através da coleta seletiva, comercialização de resíduos e reciclagem de vidros. A reciclagem de vidros surge como alternativa para minimizar o impacto ambiental quanto ao seu descarte, diminuindo o volume de vidros nos aterros sanitários e lixões de todo país. Assim os resíduos vítreos que chegam na unidade são transformados em artefatos decorativos para serem comercializados.
O CAVI é um empreendimento Econômico Solidário, " Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar ninguém, sem querer levar vantagem, sem destruir o meio ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, sem patrão nem empregado, cada um pensando no bem de todos e no seu próprio bem". Bem como outros empreendimentos populares solidários, o CAVI também é organizado pelos princípios da Economia Solidária: Autogestão; valorização do trabalho humano; democracia; valorização do saber local; solidariedade; equidade; igualdade de gênero, geração, etnia e credo; cooperação; e valorização do meio ambiente.








